AS NOSSAS NOTÍCIAS MAIS RECENTES

Dia da Síndrome das Pernas Inquietas

23/09/2021

Hoje celebra-se a síndrome das pernas inquietas (SPI), como tal vamos falar sobre esta temática com intuito de desmistificar algumas dúvidas ou desconhecimento total sobre a SPI.

Trata-se de uma doença crónica e progressiva com bastante impacto na qualidade de vida dos doentes, causando bastante desconfortável nas pernas.

Apesar de surgir em todas as idades, o mais comum é manifestar-se após os 45 anos de idade, principalmente em mulheres. Também existe o componente familiar, uma vez existindo historial clinico, aumenta a probabilidade do aparecimento desta. Algumas vezes, é possível identificar problemas de saúde relacionados, como a deficiência de ferro, ou comportamentos que possam estar ligados ao diagnóstico, como o abuso de medicamentos.

Sabia que existem mulheres que apresentam a síndrome das pernas inquietas durante o último trimestre da gravidez? Provavelmente devido a uma deficiência nos níveis de ácido fólico. A boa notícia é que, geralmente, os sintomas desaparecem um mês após o parto.

Ainda que pareça um problema relativamente inofensivo, a síndrome das pernas inquietas pode criar dificuldades em adormecer, perturbações na qualidade do sono e do descanso, uma vez que a privação de sono e outras condições do sono, como a apneia de sono, podem agravar ou desencadear os sintomas em algumas pessoas.

Imagine que todas as noite, quando se prepara para dormir, começa a sentir nas pernas uma forte dormência, um intenso ardor ou formigueiro, e esta sensação de desconforto só tende a desaparecer após movimentar as pernas.

Alguns hábitos inadequados como, o uso de álcool, cigarro e cafeína, também podem interferir no funcionamento normal do sistema nervoso e desencadear a síndrome das pernas inquietas.

A síndrome das pernas inquietas não tem cura, mas o seu desconforto pode ser reduzido através de técnicas de relaxamento ou ingestão de medicação prescritos  pelo médico.

Num entanto existem tratamento, e deve ser ajustado caso a caso, dependendo dos fatores associados e da gravidade dos sintomas. Tendo como objetivo aliviar as suas manifestações e melhorar a qualidade de vida das pessoas com este quadro clínico.

Uma boa higiene do sono num bom colchão, tendo uma rotina com horários fixos, a atividade física, as massagens e os banhos quentes, evitar estimulantes como a cafeína, tabaco e álcool bem como o uso de medicamentos que agravam os sintomas, são alguns aspetos importantes para se ter sucesso no tratamento.

Se suspeita que sofre de SPI, devido à necessidade de movimentar com frequência as pernas, ou a execução de algumas tarefas tornam-se quase impossíveis.

O diagnóstico da síndrome das pernas inquietas normalmente é feito por um clínico geral ou um médico especialista em distúrbios do sono. Embora não exista um teste capaz de confirmar o diagnóstico, geralmente o médico desconfia da síndrome através da avaliação dos sintomas.

 
Bibliografia:
 
  • https://www.lusiadas.pt/blog/doencas/sintomas-tratamentos/sindrome-pernas-inquietas-quais-sintomas-como-tratar
  • https://institutodosono.com/artigos-noticias/sindrome-das-pernas-inquietas/
  • https://www.tuasaude.com/sindrome-das-pernas-inquietas/
  • https://www.advancecare.pt/pt-pt/para-si/blog/artigos/pernas-inquietas-podem-ser-sintoma-de-doenca-grave-mas-tratavel
  • https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/dist%C3%BArbios-do-sono/doen%C3%A7a-de-movimento-peri%C3%B3dico-dos-membros-plmd-e-s%C3%ADndrome-das-pernas-inquietas-rls
  • https://www.cuf.pt/saude-a-z/sindrome-das-pernas-inquietas
  • https://www.sanfil.pt/sindrome-das-pernas-inquietas/

Leandro Pires

"Colchões 5 estrelas"

Leandro Pires

Tânia Marques

"Obrigada @planiflex , já está a ser usado e muitíssimo bem apreciado ?? Muiiiitoooo obrigada ?"

Tânia Marques

Silvia Pernas

"Um ótimo atendimento aliado a uma excelente qualidade. Comprei um colchão e duas almofadas por um preço reduzido tendo em conta a qualidade! As minhas noites melhoram em todos os aspetos! Recomendo bastante"

Silvia Pernas

Marie Resende

"Muito profissionais. A atenção ao cliente. Estamos totalmente satisfeitos da prestação"

Marie Resende

Criseluis Daportah

"Excelente colchão e atendimento. Como o Rafael Valente disse, fiquei satisfeito"

Criseluis Daportah

Ricardo Peixinho

"Dedicação, profissionalismo e qualidade. Muito satisfeito com a aquisição feita. Top conforto."

Ricardo Peixinho

Celia Dias

"Colchões de alta qualidade.. Recomendo vivamente, são de uma inovação extrema... "

Celia Dias

Rute Ferreira

"Recentemente adquiri um colchão referência simbios apenas por aconselhamento e pelas características do mesmo, quando o recebi fiquei super satisfeita pois excedeu em muito as minhas expectativas. Excelente qualidade e super confortável."

Rute Ferreira

Matos Samuel

"Excelente qualidade, uma equipa sempre pronta e dedicada, experiência no setor e uma marca líder."

Matos Samuel

Manuel Alves

"Nada melhor do que Colchoes à medida do cliente. Plenamente satisfeito!"

Manuel Alves

Bruno Maio Santos

"Acabei de adquirir um colchão, o topo de gama, com uma rápida entrega e um excelente atendimento. No que respeita ao colchão fiquei muito satisfeito, digo que é uma excelente noite de sono. Recomendado o produto e 5 estrelas no atendimento."

Bruno Maio Santos

Fernando Martins

"Bom atendimento e aconselhamento. Muito satisfeito com o colchão recomendado e adquirido. Sem dúvida uma marca a sugerir aos amigos."

Fernando Martins

Eduardo Martins

"Qualidade e Rapidez de Entrega"

Eduardo Martins

Goreti Maria

"Comprei e adorei, recomendo."

Goreti Maria

Marina Bruver

"Adoro! Quando pensas que passas 1/3 d tua vida na cama, nada como dormir num bom colchão. E não há melhores colchões que os da Planiflex! Recomendo vivamente!"

Marina Bruver

Rosa Marques

"Excelência em tudo. Comprei aí colchões e gostei da qualidade, do serviço prestado, quando precisar é aí que vou sem dúvida!"

Rosa Marques

QUER AJUDA PARA SABER QUAL O COLCHÃO IDEAL PARA SI?

NÓS AJUDAMOS